quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estrutura da Patrulha

Não existe um número ideal de integrantes da patrulha, mas a experiência recomenda que tal número não seja inferior a cinco nem superior a oito.

FUNÇÕES DA PATRULHA:

Um dos fatores de Espírito de Patrulha é a participação ativa de todos os membros em seu desenvolvimento. E isto se faz repartindo as tarefas e responsabilidades entre todos.
Algumas funções têm que ter maior estabilidade, visto que são responsáveis pelo bom funcionamento da patrulha em todas as ocasiões, como o de Monitor, Sub-Monitor, Secretário, Tesoureiro e Almoxarife; podem ser chamados de cargos administrativos. Mas a estabilidade não significa que as funções não podem ser trocadas pelo Conselho de Patrulha, porém a orientação é que não se mude muito constantemente.

“A participação ativa de todos os membros da Patrulha no seu desenvolvimento é um dos fatores do Espírito de Patrulha”.

⇒ Monitor: -  
Exercer a liderança principal, coordenar a Patrulha e a
representar na Corte de Honra; -    Contribuir para que a patrulha alcance os seus objetivos; -    Zelar para que sejam atendidas as necessidades dos seus
companheiros de patrulha; -    Atuar como mediador dos conflitos que ocorrem no pequeno
grupo; -    Dar consistência aos valores da patrulha: o líder personifica os
valores, motivos e aspirações dos demais jovens; -    Agir como iniciador das ações das patrulhas; -    Se esforçar para manter a harmonia e coesão; -    Responsável pela eficiência e boa apresentação da patrulha.
⇒ Sub-Monitor:

Substituir o Monitor; Fazer equipe com o Monitor; Também pode representar a Patrulha na Corte de Honra.
⇒ Secretário:

Encarregado de manter o Livro de Patrulha; Anotar os acordos e lembrar a todos os membros seus compromissos e prazos; Lavrar as atas da Patrulha.
⇒ Tesoureiro:

Administrar os recursos da patrulha; Organizar projetos para arrecadar fundos para a patrulha; Manter o livro-caixa da Patrulha.
⇒ Almoxarife: -    Cuidar do material da Patrulha, verificando-o a saída e a
chegada de toda atividade;

-    Distribuir entre os patrulhantes as tarefas exigidas pela manutenção dos materiais da Patrulha;
-    Repassar ao Tesoureiro toda a deficiência de material da Patrulha.
As funções abaixo listadas podem ter caráter mais instável, visto que tem a sua funcionalidade voltada para atividades externas, e pode ser executadas por mais de uma pessoa, além de não serem obrigatórias na Patrulha. É importante, neste caso, levar em consideração as aptidões de cada integrante e seu interesse por determinadas áreas, como em casos de patrulhantes que estejam querendo tirar provas ou especialidades nas áreas específicas.
⇒ Cozinheiro;

Preocupar-se com a variedade das refeições da Patrulha; Listar o material necessário para a manutenção da cozinha e a preparação dos alimentos; Preparar os alimentos para a Patrulha.
⇒ Enfermeiro:

Cuidar da manutenção da caixa de primeiros socorros da Patrulha; Ter uma ficha médica de todos os patrulhantes na caixa de primeiros socorros;
Preocupar-se para que todos os membros da patrulha tenham conhecimento de primeiros socorros.

⇒ Responsável pelos jogos: -    Conhecer muitos jogos; -    Ter sempre um jogo oportuno para propor;

⇒ Responsável pela expressão cultural: -    Encarregado das canções; -    Preparar boas apresentações artísticas.

⇒ Outras funções que surgem espontaneamente das necessidades de organização da Patrulha.
Todas as funções da patrulha são decididas pelo Conselho de Patrulha e os Monitores, após serem eleitos, e ouvida a Corte de Honra, são nomeados pelo Chefe de Ramo. O Sub-Monitor é escolhido pelo Conselho de Patrulha, quem também poderá permitir o Monitor que escolha o seu Sub. No caso de um Monitor entregar a Monitoria deverá ser feita uma nova votação para eleger o novo Monitor. As funções da Patrulha poderão ser trocadas sempre que se fizer necessário, por eleições do Conselho de Patrulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário